terça-feira, 10 de junho de 2008

MANIFESTO CHORUMÉLICO

Chorume - Líquido venenoso que se forma na decomposição do lixo, podendo contaminar o ambiente, se não houver cuidados especiais

Pesquisas indicam que 75% da população é analfabeta funcional, ou seja, não consegue decifrar ao certo o que diz a televisão, os jornais, os livros e até um simples blog. Muitos dos 25% que entendem o que é dito podem falar que esta maioria é, na verdade, sortuda, por não perceber o tamanho das besteiras que são ditas em boa parte desses veículos. Outros tantos preferem fazer vista grossa com tudo que possa atrapalhar sua doce tranqüilidade de plástico.

O que é melhor? Passar a vida cheirando lixo achando que tudo são flores ou deixar-se incomodar com a verdade estampada em seu fedor?

Neste espaço, três jovens jornalistas exercerão essa escolha. Sem purismos, mas com idéias e ideais, com corações e mentes abertas. Sem medo de mergulhar nas lixeiras escondidas em ruelas escuras para trazer à tona toda a sujeira acumulada nos dejetos e sobras, arrumados em sacos nas vielas do esquecimento, no reino das omissões.

Se as palavras têm poder, as cabeças devem guiá-las pelas bocas e papéis até os olhos e ouvidos dos que ainda acham que vale a pena o duelo de idéias, que pensam que o debate é o movimento de cabeças pensantes.

Aguardamos sua participação, sem medo de mexer nas latas de lixo de sua casa, nas dos vizinhos, dos poderosos, dos formadores de opinião, dos famosos, dos ídolos de barro, dos donos da verdade.

Se você não gosta do cheiro, não ponha a mão e tampe o nariz. Mas se você não tem medo, junte-se a nós na caça da verdade escondida nas cascas de banana e guimbas de cigarro no fundo do cesto. Na era da desinformação de massa, vamos juntos espremer cada saco azul até sua última gota de chorume!

O ringue do confronto de idéias está montado!

Nenhum comentário: